sexta-feira, 1 de abril de 2011

ATIVIDADE-2


Atividade 2 Educação e tecnologia
Nas escolas públicas ainda não existe uma prática consistente de contemplar no planejamento a análise da realidade fora do ambiente escolar do qual os alunos vem e para o qual a escola precisa prepará-los, fornecendo-lhes condições para poderem conviver nessa realidade com qualidade.
A meu ver, para que a instituição escolar seja “mais organizadora de conhecimento e articuladora dos diversos espaços do conhecimento“ (Dowbor, L, 2001) é necessário ter-se claro o contexto global e local em que vivemos e vivem nossos alunos. Com base nessa informação deve-se conhecer o aluno e organizar o currículo, priorizando o planejamento tendo como foco as necessidades do educando: como aprende, o que o motiva e quais são suas potencialidades.
A instituição escolar deve ter a preocupação e responsabilidade de desenvolver no aluno todas as habilidades que o tornem capaz de atuar de modo ativo dentro e fora da instituição. Haja vista que vivemos num mundo onde cada vez mais os recursos científicos e tecnológicos surgem como facilitadores e ao mesmo tempo exige do ser humano um aprendizado constante. Portanto, é fundamental a formação do professor e que seja definido o perfil de aluno adequado que se pretende desenvolver para atuar nesta sociedade, estabelecendo metas, ações exeqüíveis e dispondo de recursos tecnológicos para articular o saber escolar entre os diversos espaços do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário