sexta-feira, 1 de abril de 2011


Atividade 1- Unidade 1

Quem sou eu como professor e aprendiz?

Nasci em São Mateus, uma pequena cidade do interior do Maranhão. Estudei do primário ao ginásio (ensino fundamental) em escola pública e o ensino médio em escola particular (como bolsista).
Em 1986, comecei a exercer o magistério em uma turma de alfabetização numa pequena escola na cidade de Marabá.
No decorrer desses anos tenho ministrado aulas para as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Esforçando-me para ter um bom êxito no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e buscando me qualificar profissionalmente.
Durante esse período de busca para minha qualificação profissional, tenho participado de vários cursos de formação promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que tem me fornecido novos conhecimentos sobre o fazer pedagógico possibilitando-me agir com um novo olhar para o aluno e refletir sobre os métodos aplicados em sala de aula. Haja vista que diante do atual cenário social é imperativo que pais e professores reflitam sobre a necessidade de adotarem uma nova postura frente à realidade.
E, como educadora tenho me esforçado em despertar a curiosidade dos alunos através de intervenções durante as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse sobre assuntos diversos do cotidiano, temas disponibilizados na mídia e também através da contextualização dos conteúdos da grade curricular.
Quanto à interação entre professor/aluno, nas turmas que leciono tenho tido “bons resultados”, pois no início de cada ano letivo costumo incentivar os alunos a compartilhar o saber usando a sentença: “O conhecimento é universal, portanto deve ser compartilhado”. Essa expressão nos acompanha durante o ano letivo e os alunos ficam surpresos quando lhes informo que aprendi alguma coisa com eles. Mas, mesmo assim, preciso aprimorar minhas habilidades nesse sentido. Pois, embora sejam usados vários tipos de intervenções, algumas crianças continuam como receptoras passivas do conhecimento. Umas por dificuldade em expressar-se oralmente e outras por acreditarem que ao expor suas idéias os colegas irão se apoderar dessas idéias e saírem-se melhor que elas na aquisição do conhecimento. No que diz respeito à interação entre professores costumo expor minhas idéias, ouvir os colegas e refletir sobre suas colocações. Por isso, sou grata a todos por suas contribuições significativas para meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Sou uma pessoa observadora, apreensiva e que detesta modismo. Porém, depois de averiguar cuidadosamente que a possibilidade de mudança no modo como conduzo os alunos para a aquisição do conhecimento, possa trazer lhes benefícios no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, farei tal mudança de modo seguro e com certeza me sentirei confortável, porque durante esse período no exercício do magistério tenho buscado a eficácia em estimular as crianças a conhecerem a si mesmas, ao próximo e o realidade na qual estão inseridas; a compreenderem que cada ser é único nesse vasto universo e agirem com responsabilidade, sabendo que cada ação lhes trará conseqüências positivas ou negativas e que as conseqüências podem atingir direto ou indiretamente a outros.


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